Quem sou eu

Minha foto
Letra a letra e as aspas e reticências que a vida tem serão esboçadas aqui. Por quê? Já dizia Clarice Lispector, "Porque há o direito ao grito. Então eu grito". Só quero dividir as doçuras e azedumes, as rosas e espinhos que vou encontrando na Roseira da vida. Rosas pra você.

quinta-feira, 28 de julho de 2011


Bagunça do coração aos pés


Que vontade de arrumar o guarda roupa. Aquela vontade que surge em um domingo a tarde, chuvoso e cheio de nostalgia.

Gaveta a gaveta você revira peças de roupas e recordações. Separa tudo por cores, por modelo ou estilo. Guarda roupas guardam histórias que nem sempre se quer recordar.

E chega a hora de se desfazer. Me desfaço daquele vestido que comprei não sei porque, da blusa que não serve mais, da calça que desbotou. É simples. Basta se desfazer.

Mas existe muito além do simples desejo de deixar tudo arrumadinho. Como o guarda roupa perfeito de uma pessoa perfeita.

Uma vez, conversando com uma amiga, chegamos a conclusão de que o guarda roupa bagunçado não é o problema. O que incomoda mesmo é a bagunça que se esconde dentro da gente.
Acho que foi isso. Foi bem isso que queria fazer. Organizar tudo, do coração aos pés. Aos próximos passos que eles dariam.

O que utilizo mais ficou guardado. Empilhadinho na prateleira mais privilegiada. O que estava sobrando, doei. Sempre existe alguém a quem possa ser útil. O que não presta mais, se joga fora. No Lixo.

Não é assim com os sentimentos? Não é assim que organizamos o coração? Os sentimentos mais nobres, as pessoas mais queridas ficam no lugar privilegiado. Têm prioridade. E não importa se é inverno ou verão. Eles estarão sempre lá.

Doar. Isso a gente faz todos os dias. E se não faz, deve começar a praticar. Doe amor, doe carinho, esperança... Quanto mais se doa, mais se tem.

Já o que não presta, eu jogo fora mesmo. Para quê guardar mágoa, rancor, remorso. Vai tudo pro lixo sem chance de ser reciclado. Só não se desfaça de lembranças. Além de ser muito difícil, de uma forma ou de outra, elas serão sempre aprendizado.

Organizar o guarda roupa é o ensaio pra arrumar a vida da gente. No fim, você percebe que tudo tem o seu lugar, e que as coisas que não tem mais serventia podem ser descartadas. Acredite, elas não fazem falta.

Guarda roupa e vida organizados. Pronta para começar a bagunçar tudo novamente.
Sei lá, talvez isso faça sentido.

2 comentários:

  1. Acho que faz todo o sentido! Quando organizamos a mente queremos organizar tudo à nossa volta e a recíproca é verdadeira!

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga. Já perdi a conta de quantas vezes arrumei meu guarda roupa neste ano. Será que estou tão bagunçada assim? rs rs Ai que medo.

    ResponderExcluir